Proteger nossas fontes produtoras de água é o melhor investimento a médio e longo prazo para a segurança hídrica. Essa é uma tarefa de todos e o setor de saneamento básico, como um dos maiores usuários de água, exerce um papel fundamental na construção dessa solução. E, a tarifa, enquanto principal fonte de investimentos em água e esgoto no Brasil, pode ser uma fonte importante para viabilizar a construção de uma estratégia estruturante de proteção das áreas de mananciais, com um sistema mais resiliente frente às mudanças climáticas.

Neste espaço são apresentados os resultados do trabalho "Mecanismos financeiros inovadores para proteção de mananciais junto ao setor de saneamento por meio da tarifa de água" realizado conjuntamente pelo IDS e pela The Nature Conservancy Brasil (TNC), com apoio do programa Partnerships for Forests (P4F).

As propostas apresentadas aqui se inserem no contexto da revisão tarifária da Sabesp, coordenada pela Arsesp, agência reguladora estadual. 

Podemos juntos cuidar dos nossos mananciais.

O objetivo do trabalho, ilustrado nos materiais abaixo, é viabilizar os investimentos necessários para uma maior segurança hídrica regional, tendo o setor de saneamento básico como um parceiro importante. Assim é possível garantir recursos destinados à infraestrutura verde, aumentando a adaptação de nossos sistemas de abastecimento frente aos impactos das mudanças climáticas.

Seca histórica ameaça nossas fontes de captação de água para consumo humano e desenvolvimento econômico Assim como a seca afeta as hidrelétricas e ameaça o setor elétrico, seis anos após a crise hídrica chove pouco onde mais precisamos, nos nossos mananciais que fornecem água para nós.

Mudanças na política de proteção de mananciais dependem da corresponsabilidade de todos.
Água é fundamental para nosso dia a dia e imprescindível para atividades econômicas como indústria, comércio, agricultura, que geram empregos e melhor qualidade de vida.

Para conhecer mais, acesse os materiais abaixo!

Cartilhas

Cartilha com o foco nos aliados da Imprensa para compreensão mais ampla sobre a importância da preservação dos mananciais e como é possível investir nisso por meio da tarifa de água e esgoto.

Conjunto de perguntas e respostas mais frequentes quando o tema é nossa segurança hídrica.

Cartilha para uso da sociedade civil e toda população para auxiliar na compreensão sobre a importância da preservação de mananciais e garantia da segurança hídrica.

Infográficos

A Região Metropolitana de São Paulo tem uma disponibilidade média de água semelhante a do semiárido nordestino e nossa segurança hídrica está sob constante ameaça.

Segurança hídrica é a gestão sustentável da água para assegurar a vida humana e a economia sem comprometer as gerações futuras.
Sem investimento, vai faltar água em SP

Relatórios

Estudo analisa alternativas para garantir segurança hídrica na Região Metropolitana de São Paulo.
Abastecer nossa região é um dos maiores desafios ambientais do país. Pesquisamos alternativas bem-sucedidas no Brasil e no exterior que podem ser aplicadas em São Paulo.
Dimensões a serem consideradas na estruturação de uma estratégia de proteção das áreas produtoras de água.
Identificar áreas prioritárias, viabilizar recursos financeiros perenes e estabelecer a governança do programa são algumas das dimensões apresentadas enquanto diretrizes fundamentais.
Estudo demonstra necessidade de o setor de saneamento ser parte integrante do esforço em busca de soluções para a segurança hídrica.
Um programa de proteção de mananciais também deve garantir uma comunicação muito transparente.
Região Metropolitana de São Paulo pode adotar programa de proteção de mananciais visando segurança hídrica
Priorizar as soluções baseadas na natureza é fundamental para a segurança hídrica.

Realização

Logo IDS

tnc-logo (1)

Apoio

PartnershipsForForests_Logo_RGB-01

G4P_logo_blue 300dpi