Proteger nossas fontes produtoras de água é o melhor investimento a médio e longo prazo para a segurança hídrica. Essa é uma tarefa de todos e o setor de saneamento básico, como um dos maiores usuários de água, exerce um papel fundamental na construção dessa solução. E, a tarifa, enquanto principal fonte de investimentos em água e esgoto no Brasil, pode ser uma fonte importante para viabilizar a construção de uma estratégia estruturante de proteção das áreas de mananciais, com um sistema mais resiliente frente às mudanças climáticas.


Neste espaço são apresentados os resultados do trabalho "Mecanismos financeiros inovadores para proteção de mananciais junto ao setor de saneamento por meio da tarifa de água" realizado conjuntamente pelo IDS e pela The Nature Conservancy Brasil (TNC), com apoio do programa Partnerships for Forests (P4F).

As propostas apresentadas aqui se inserem no contexto da revisão tarifária da Sabesp, coordenada pela Arsesp, agência reguladora estadual.

Podemos juntos cuidar dos nosso mananciais

O objetivo do trabalho, ilustrado nos materiais abaixo, é viabilizar os investimentos necessários para uma maior segurança hídrica regional, tendo o setor de saneamento básico como um parceiro importante. Assim é possível garantir recursos destinados à infraestrutura verde, aumentando a adaptação de nossos sistemas de abastecimento frente aos impactos das mudanças climáticas.

Infográficos

INFOGRÁFICO 1

A Região Metropolitana de São Paulo tem uma disponibilidade média de água semelhante a do semiárido nordestino e nossa segurança hídrica está sob constante ameaça.

INFOGRÁFICO 2
Segurança hídrica é a gestão sustentável da água para assegurar a vida humana e a economia sem comprometer as gerações futuras.
INFROGRÁFICO 3

Água disponível na Região Metropolitana de São Paulo não é suficiente para atender a demanda atual de consumo e o novo modelo deve evitar futuras crises hídricas.

Cartilhas

1

Cartilha com o foco nos aliados da Imprensa para compreensão mais ampla sobre a importância da preservação dos mananciais e como é possível investir nisso por meio da tarifa de água e esgoto.

2

Conjunto de perguntas e respostas mais frequentes quando o tema é nossa segurança hídrica.

3

Cartilha para uso da sociedade civil e toda população para auxiliar na compreensão sobre a importância da preservação de mananciais e garantia da segurança hídrica.

Vídeos

Seca histórica ameaça nossas fontes de captação de água para consumo humano e desenvolvimento econômico Assim como a seca afeta as hidrelétricas e ameaça o setor elétrico, seis anos após a crise hídrica chove pouco onde mais precisamos, nos nossos mananciais que fornecem água para nós.

Mudanças na política de proteção de mananciais dependem da corresponsabilidade de todos.
Água é fundamental para nosso dia a dia e imprescindível para atividades econômicas como indústria, comércio, agricultura, que geram empregos e melhor qualidade de vida.

Sem esforço coletivo e participação, a Região Metropolitana de São Paulo terá abastecimento mais vulnerável. Os reservatórios que abastecem a RMSP estão muito abaixo da média e a corresponsabilidade de todos é fundamental para revertermos a situação.
Compartilhe!

Para conhecer mais, acesse os materiais abaixo!

Relatórios

RELATÓRIO 1 - REFERÊNCIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Abastecer a Região Metropolitana de São Paulo é um dos maiores desafios ambientais do país. Pesquisamos alternativas bem-sucedidas no Brasil e no exterior que podem ser aplicadas em nosso estado.

RELATÓRIO 2 - Diretrizes para o desenvolvimento

Identificar áreas prioritárias, viabilizar recursos financeiros perenes e estabelecer a governança do programa são algumas das dimensões apresentadas enquanto diretrizes fundamentais.

RELATÓRIO 3 - Por que o setor de saneamento básico deve ser corresponsável

Estudo demonstra necessidade de o setor de saneamento ser parte integrante do esforço em busca de soluções para a segurança hídrica.

RELATÓRIO 4 - O que incorporar em uma estratégia de boa gestão da água

A Região Metropolitana de São Paulo pode adotar um programa de proteção de mananciais visando segurança hídrica e priorizando as soluções baseadas na natureza.

RELATÓRIO 5 - Como o setor de saneamento básico pode colaborar com a sustentabilidade dos recursos hídricos

A publicação apresenta condições fundamentais para a estruturação de uma ação de proteção dos mananciais a partir do incentivo e regras da regulação do saneamento básico usando a tarifa de saneamento como uma fonte de recursos.

RELATÓRIO 6 - Estudo de cenários de viabilidade do financiamento da proteção dos mananciais pela Tarifa da Sabesp

Cenário projetado aponta a viabilidade do Programa de Proteção dos Mananciais. O investimento de 1,6% na conta de água poderá recuperar 40 mil hectares de mananciais em apenas 4 anos.

Realização

Logo IDS

tnc-logo (1)

Apoio

PartnershipsForForests_Logo_RGB-01

G4P_logo_blue 300dpi