Cenário Atual

Sobre o IDS

Quem somos

O Instituto Democracia e Sustentabilidade - IDS nasceu de um movimento de lideranças políticas, sociais e empresariais pela democracia e pela sustentabilidade. Fundado em 2009 como um think tank, o Instituto tem como propósito propor reflexões e convergir propostas para o aprimoramento da política pública brasileira, com foco no fortalecimento da democracia para a sustentabilidade.

Cenário Atual

Para o IDS a água é o exemplo perfeito da indissociabilidade dos valores da democracia e sustentabilidade. É impossível refletir e propor soluções estruturantes nessa agenda sem considerar que se trata de um bem público indispensável à vida e que, portanto, a gestão democrática é central. Além disso, água é um recurso finito que precisa ser tratado a partir da sustentabilidade, ou seja, garantindo as condições de desenvolvimento e bem-estar hoje, mas sem prejudicar as capacidades das gerações futuras.

Em 2014 o IDS lançou a Plataforma Brasil Democrático e Sustentável, fruto de um longo processo de consultas e escutas, propondo uma ampla e integrada estratégia de desenvolvimento para o Brasil, elencando um conjunto de 15 propostas de prioridade máxima, juntamente com outras propostas estruturadas e organizadas em 7 eixos setoriais.

Desde 2015, o IDS vem se aprofundando na agenda de segurança hídrica, desenvolvendo trabalhos relacionados à tarifa de água e esgoto, proteção dos mananciais, direitos humanos, entre outros assuntos. O IDS integra redes, entre as quais, a Aliança pela Água, Observatório da Governança da Água e Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Conheça mais sobre o IDS

Tarifa

Como é calculada, quem define e para onde vão os recursos da tarifa de água e esgoto.

Mananciais Paulistas

Áreas prioritárias para a conservação e restauração florestal nativa do estado de São Paulo.

Descoberto

Proposta de Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável para o principal manancial do Distrito Federal.

Direitos Humanos

Denúncia à ONU sobre a violação dos direitos de acesso à água potável e ao saneamento básico no Brasil.