Proteger nossas fontes produtoras de água é o melhor investimento a médio e longo prazo para a segurança hídrica. Essa é uma tarefa de todos e o setor de saneamento básico, como um dos maiores usuários de água, exerce um papel fundamental na construção dessa solução. E, a tarifa, enquanto principal fonte de investimentos em água e esgoto no Brasil, pode ser uma fonte importante para viabilizar a construção de uma estratégia estruturante de proteção das áreas de mananciais, com um sistema mais resiliente frente às mudanças climáticas.

Neste espaço são apresentados os resultados do trabalho "Mecanismos financeiros inovadores para proteção de mananciais junto ao setor de saneamento por meio da tarifa de água" realizado conjuntamente pelo IDS e pela The Nature Conservancy Brasil (TNC), com apoio do programa Partnerships for Forests (P4F).

As propostas apresentadas aqui se inserem no contexto da revisão tarifária da Sabesp, coordenada pela Arsesp, agência reguladora estadual. 

Podemos juntos cuidar dos nossos mananciais.

O objetivo do trabalho, ilustrado nos materiais abaixo, é viabilizar os investimentos necessários para uma maior segurança hídrica regional, tendo o setor de saneamento básico como um parceiro importante. Assim é possível garantir recursos destinados à infraestrutura verde, aumentando a adaptação de nossos sistemas de abastecimento frente aos impactos das mudanças climáticas.

Para conhecer mais, acesse os materiais abaixo!

Cartilhas

Cartilha com o foco nos aliados da Imprensa para compreensão mais ampla sobre a importância da preservação dos mananciais e como é possível investir nisso por meio da tarifa de água e esgoto.

Conjunto de perguntas e respostas mais frequentes quando o tema é nossa segurança hídrica.

Cartilha para uso da sociedade civil e toda população para auxiliar na compreensão sobre a importância da preservação de mananciais e garantia da segurança hídrica.

Realização

Logo IDS

tnc-logo (1)

Apoio

PartnershipsForForests_Logo_RGB-01

G4P_logo_blue 300dpi